Caulastrea-verde

Biologia

A caulastrea-verde é uma espécie muito colorida, os seus pólipos formam anéis castanhos, com o centro verde fluorescente. Tal como outras espécies de coral, a caulastrea-verde tem zooxantelas, pequenas algas que mantêm uma relação de simbiose (benéfica para ambos) com o coral. As algas vivem nos tecidos do coral, que lhe oferecem um ambiente seguro e estável, e o coral recebe os nutrientes produzidos pelas algas através da fotossíntese. Desta forma o coral pode crescer mais rapidamente, e formar recifes de grandes extensões. Pode ainda alimentar-se de zooplâncton, capturado pelos tentáculos dos seus pequenos pólipos.

Conservação

Os recifes de coral de todo o mundo estão em perigo. A maior ameaça aos corais são as alterações climáticas, temperaturas elevadas e acidificação da água. A nível local, as atividades pesqueiras, espécies invasoras, utilização de dinamite e substâncias tóxicas na pesca e o aumento do turismo também são consideradas ameaças.

Curiosidades

Estes corais têm pigmentos fluorescentes, que os protegem da radiação solar excessiva, funcionando como "protetor solar".