Voltar

Ouriço-do-mar-vermelho

Biologia

O ouriço-do-mar-vermelho é um dos maiores ouriços existentes, atingindo cerca de 25 centímetros de diâmetro. Os seus longos espinhos, que podem atingir metade do tamanho da carapaça, variam do vermelho ao castanho e roxo. Estas estruturas funcionam como microhabitats, pois é aí que juvenis e pequenos peixes se escondem para evitar predadores. Esta espécie é encontrada em grandes aglomerados nas florestas de kelp.

Conservação

A principal fonte de alimento destes ouriços é o kelp. É por isso que os ouriços-do-mar-vermelhos são muito importantes no controlo do crescimento destas algas castanhas. No entanto, se o número de ouriços-do-mar aumentar demasiado, as florestas de kelp podem ser completamente dizimadas. Por ser um dos alimentos de eleição das lontras marinhas, esta espécie tem-se mantido sob controlo.

Curiosidades

Tal como outras espécies de ouriço-do-mar, também apresenta cinco dentes organizados numa estrutura que se denomina Lanterna de Aristóteles. O ouriço-do-mar-vermelho utiliza estes dentes não só para se alimentar como também para escavar buracos para se esconder e para descansar.