Voltar

Bodião-de-pluma

Biologia

O bodião-de-pluma, única espécie conhecida do género Lachnolaimus, tem como habitat preferencial os fundos arenosos ao redor de recifes de coral e de “jardins” de gorgónias (cnidários). Tem uma distribuição ampla no Atlântico Norte Ocidental, desde a Nova Escócia (Canadá) até ao Norte do Brasil. Utiliza o seu focinho alongadopara procurar moluscos e crustáceos enterrados na areia, dos quais se alimenta.

Conservação

Apesar da ampla distribuição desta espécie, estima-se que a pressão da pesca recreativa e comercial tenha causado um decréscimo de 30 por cento na população global, com declínios até 60 por cento na Flórida. Segundo a IUCN o seu estatuto de conservação é “Vulnerável” e várias medidas de proteção estão a ser tomadas, como a re-avaliação das áreas marinhas protegidas nas zonas de reprodução desta espécie.

Curiosidades

Todos os indivíduos de bodião-de-pluma nascem fêmeas.Quando atingem 30 a 40 cm, o que acontece entre os 3 e os 5 anos, as fêmeas começam progressivamente a mudar de sexo, passando a machos. O comportamento reprodutivo ocorre em haréns, onde um macho protege e fertiliza os ovos de várias fêmeas.