Cherne

Biologia

O cherne é um peixe que ocorre a profundidades entre os 40 e os 600 metros, com uma distribuição bastante vasta. dHabitualmente solitários, os adultos preferem viver em grutas ou navios afundados, enquanto os juvenis vivem em grupo, refugiando-se em objetos flutuantes. Alimentam-se de crustáceos, cefalópodes e peixes.

Conservação

Uma das principais razões para se considerar que não há informação suficiente para definir um estatuto prende-se com o facto de ser um peixe de profundidade. Isto faz com que haja a possibilidade de haver populações estabelecidas totalmente desconhecidas.
No entanto, esta espécie está garantidamente sujeita a sobre-pesca. As técnicas necessárias para a captura deste peixe só foram desenvolvidas na década de 1970 e nos 3 países que se dedicaram especificamente à pesca de cherne (Brasil, Bermudas e Portugal) verificou-se um pico e um declínio nas capturas.
Apesar de tudo isto, só há medidas específicas de restrição à pesca de Cherne nos Estados Unidos da América e na Nova Zelândia.

Curiosidades

O cherne mais velho que foi encontrado era um macho e tinha mais de 81 anos. As fêmeas têm uma longevidade muito mais curta.