Dourada

Biologia

A dourada habita pradarias de ervas marinhas e fundos arenosos, junto ao litoral e raramente abaixo dos 30 metros de profundidade. Na primavera é comum surgirem em lagoas costeiras com água salobra, assim como em estuários. Tanto podem ocorrer solitários como em pequenos cardumes. Alimenta-se de crustáceos, peixes e, do seu preferido, mexilhões.

Conservação

A principal ameaça a esta espécie é o declínio a nível regional devido à pesca. Esta é uma espécie comercial muito importante e também é um dos peixes mais importantes para a aquacultura no mar Mediterrâneo. Não há medidas de conservação específicas em vigor para a dourada.

Curiosidades

É hermafrodita, já que, aos cerca de três anos de idade, os machos se podem converter em fêmeas. A dourada é um peixe solitário mas que pode ser visto em pequenos É hermafrodita, já que, aos cerca de três anos de idade, os machos se podem converter em fêmeas. A dourada deve o seu nome à risca de cor dourada que tem entre os olhos.grupos e deve o seu nome à risca de cor dourada que tem entre os olhos.