Peixe-picasso

Biologia

O peixe-picasso vive em recifes de coral e lagoas até quatro metros de profundidade, em fundos de areia e pedra solta. É aí que procura alimento, soprando jatos de água que afastam a areia e expõem as suas presas. De noite, repousa deitado de lado sobre as rochas. Quando se assusta, emite um zumbido e refugia-se em fendas, com a cauda virada para fora. Utiliza a barbatana dorsal como gancho para se prender, tornando quase impossível a tarefa de o puxar para fora.

Conservação

O habitat desta espécie está ameaçado, pela passagem frequente de embarcações, a poluição e a pesca com recurso a redes e produtos químicos, que põem cada vez mais em risco os recifes de coral.

Curiosidades

Estes peixes têm a capacidade de nadar para a frente, para trás e até mesmo de pairarem sobre o recife! O peixe-picasso é muito agressivo e territorial, mesmo para indivíduos da mesma espécie. No Havai, onde já foi o peixe oficial e onde é muito abundante, o peixe-picasso é carinhosamente apelidado de Humuhumu-nukunuku-ä-pu'a. Humuhumu é o nome geral para a família deste peixe e nukunuku-ä-pu'a significa ‘focinho de porco’.