Voltar

Tubarão-cornudo

Biologia

O tubarão-cornudo pode ser facilmente identificado por ter a cabeça pequena com cristas por cima dos olhos e dois grandes espinhos nas barbatanas dorsais. Solitário, caça de noite e descansa durante o dia em grutas rochosas e mantos de kelp, onde regressa todos os dias. É um animal preguiçoso que prefere mover-se sobre o fundo apoiado nas barbatanas peitorais mas, se for perturbado, persegue e morde os seus intrusos.

Conservação

As florestas de kelp são compostas por algas castanhas que dominam águas ricas em nutrientes e locais temperados frios. Na costa da Califórnia, onde este tubarão vive, a espécie dominante é o kelp-gigante (Macroystis pyrifera), a maior alga-castanha existente. As florestas formadas por esta alga albergam uma grande diversidade de espécies, muitas delas de elevado valor comercial, que procuram por alimento e abrigo.

Curiosidades

Os tubarões-cornudos adultos que vivem entre as algas apresentam os espinhos das barbatanas mais longos do que os que habitam em recifes. Isto acontece porque os espinhos vão-se desgastando à medida que o animal entra e sai das grutas.